Podologia Cambé

Horário de Atendimento : 08h as 12h - das 13h30 as 18h
  (43) 3254-7433 : Telefone: (43) 3254-7433 - WhatsApp: (43)9.9918-7889

CALOS E CALOSIDADES (helomas e hiperqueratoses)

Do tamanho de uma ervilha, os calos formam-se como uma tentativa de proteção do nosso corpo sendo constituídos por uma camada extra de pele que se forma em locais sob constante fricção ou pressão. E no seu centro pode formar-se um pequeno ponto claro.
A sua origem pode ser devida ao tipo de calçado ou dimensão dos dedos, pois os dedos dobram aquando pressionados contra o sapato.

Os calos podem ter uma consistência dura ou mole:
Calos duros: situam-se geralmente sobre as articulações dos dedos dos pés ou na parte lateral do dedo pequeno.
Calos moles: geralmente muito dolorosos, encontram-se habitualmente na zona interdigital (entre os dedos do pé) quando friccionados uns contra os outros. Ao contrário da maioria das calosidades, os calos podem causar dor porque o espessamento da pele faz pressão sobre o osso que se encontra por baixo.
Nalguns casos, os calos confundem-se com verrugas plantares, que também contêm uma espessa camada de queratina. No entanto, as verrugas são muito sensíveis quando são comprimidas dos lados, enquanto os calos são mais sensíveis à pressão directa contra o osso.

As CALOSIDADES são espessamentos da pele planos e indolores, geralmente sem limites bem definidos e com dimensão variável.
As calosidades formam-se em articulações e em zonas que suportem peso como as plantas e zonas laterais dos pés, sendo geralmente assintomáticas, a menos que lhes seja aplicada pressão.

Causas:
– Pés incorrectamente acomodados nos sapatos;
– Sapatos demasiado apertados aumentam a pressão no pé;
– Sapatos demasiado grandes podem fazer deslizar e friccionar o pé;
– Deformidades digitais, tais como o dedo do pé em martelo ou em garra;
– Sapatos de salto alto aumentam a pressão no antepé;
– Fricção contra uma costura ou ponto duro dentro do sapato;
– Meias com o tamanho desajustado;
– Andar descalço;
– Problemas estruturais como a distribuição inadequada do peso corporal;
– Joanetes.

Nunca fure ou use alicates das unhas, tesouras, lâminas ou qualquer outro instrumento para cortar ou retirar calos e calosidades, pois pode ferir a pele e causar infecções.
Os calos e as calosidades são mais fáceis de prevenir do que de tratar.